Considerada uma das técnicas construtivas mais antigas do mundo, a alvenaria estrutural no Brasil começou a ser implementada ainda no período colonial com o uso de pedra, adobe e taipa de pilão. De lá para cá, este método vem evoluindo, com sua viabilidade recuperada por meio de materiais contemporâneos como os blocos modulares de concreto ou cerâmicos auto-portantes.
Neste processo construtivo, no qual estrutura e vedação são executadas simultaneamente, o uso de pilares e vigas é dispensado. Sendo assim, as paredes carregam a dupla função de conformar espaços, ao mesmo tempo em que assumem o papel de estrutura da edificação.
Uma das grandes vantagens da utilização de tal método é a considerável diminuição dos custos da obra, otimizando também o tempo de construção. Além disso, ele representa uma técnica acessível com facilidade de profissionalização e treinamento da mão-de-obra.
A alvenaria estrutural, relacionada com outras técnicas construtivas, surge, portanto, como um elemento interessante na construção de obras residenciais contemporâneas no Brasil, vencendo os estigmas – já ultrapassados – de corresponder a edificações inacabadas. Projetos que trabalham com a maestria a mistura de técnicas compondo edificações interessantes e demostrando a inúmeras possibilidades de aplicação desse método nos dias de hoje.
Neste sentido, reunimos a seguir, dez casas brasileiras que fazem uso da alvenaria portante como parte da sua estrutura.